O que é a Salvação?

A salvação é um tema muito abordado quando se fala em cristianismo, parece que todos já sabem de cor o seu significado. Mas compreender a salvação não é tão simples assim, pois se houver um aprofundamento no seu conhecimento, podemos compreender que podemos estar em falta para com esta salvação que vem da graça.

No decorrer de nosso estudo entenderemos o que é a salvação de fato e seu significado.











A Salvação

Pela palavra de Deus podemos saber que o mundo e tudo que nele habita foi feito de maneira perfeita, mas mediante um grave episódio no qual Adão e Eva pecaram contra Deus tudo isto mudou.

Deus havia colocado no meio do jardim do Éden uma árvore cujo fruto era proibido a Adão e Eva.

Mas segundo influência de Satanás disfarçado de cobra, Eva teve que tomar uma importante decisão, acreditar na cobra e desobedecer a Deus, ou não ser influenciada por ela.

Hoje em dia acontece a mesma coisa, as pessoas são enganadas por Satanás o tempo todo, acreditando que não precisam de uma salvação que vem de Deus ou que o mesmo não existe devido unúmeros sofrimentos em toda parte do mundo.

Mas Deus deixou sua Palavra que revela os motivos de estarmos passando por dores e sofrimentos. Porém, na mesma Ele nos dá, gratuitamente, o dom da vida eterna, a remissão de nossos pecados.

No principio, após a queda do homem, Deus o expulsou do jardim do Éden e puderam viver normalmente fora dele, mas numa Terra já marcada pela entrada do pecado.

Com o passar dos anos Deus foi se afastando do homem devido o crescimento do pecado.


A Antiga Aliança

Depois destes acontecimentos Deus escolheu um homem na face da Terra, onde através de sua descendência seriam benditas todas as famílias da Terra, seu nome era Abrão.

Abrão era um homem bem estabelecido, tinha uma vida boa e muitos servos, mas um dia ouviu a voz de Deus o chamando para uma terra onde Ele ainda iria mostrar. Abrão, pela fé, seguiu as orientações Deus, deixando para trás sua parentela e seus deuses.

Contudo, Deus promete a Abrão um filho com sua esposa Sara, mesmo sabendo que sua mulher era estéril Abrão creu em Deus. E depois de um tempo seu filho Isaque nasceu.

Deus muda o nome de Abrão para Abraão e o lembra que através de seu filho Isaque faria uma grande nação, na qual seria o seu povo para sempre. Mas mesmo assim Deus não deixa de avisar a Abraão que sua descendência teria um episodio longo de escravidão numa terra distante.


Moisés e a escravidão

Moisés foi o escolhido de Deus para libertar seu povo da escravidão imposta pelo Egito, o qual era a maior potência daquele tempo. Mas antes de ser praticamento o libertador, Moisés precisou fugir do Egito devido o assassinato de um egípcio, causado por ele mesmo.

Ele foi para o Deserto ate encontrar o povo de Midiã, la ele vivou e teve uma família.

Apos 4O anos de Moisés em Midiã ele teve seu primeiro encontro com Deus através de uma sarça ardente. Ali Deus ordenou que Moisés libertasse o povo.

Após isto o povo de Israel foi liberto e, depois de passarem pelo deserto, tiveram sua própria terra dada por Deus.


O povo de Deus

Deus abençoou seu povo de todas as formas, entregou lhes mandamentos e doutrinas. Naquele tempo o povo se uniu em um único Deus e objetivo, crescer em Deus e obter vitoria sobre os reinos da Terra. Assim, a nação de Deus reinaria sobre o mundo, levando consigo os mandamentos divinos a fim de preparar o mundo para o reino de Deus.

Israel caia em muitos pecados, o mais comum deles era a idolatria, e todo esse engano trazia consigo consequências ruins e até mesmo a ausência de Deus. Porém, inúmeras vezes Deus usava de misericórdia e restaurava seu povo o tirando da mão de seus inimigos.

Naquele tempo a expiação do pecado do povo de Deus era através de sacrifícios de animais, os quais ocorriam de tempos em temos através do sacerdote. Deus também usava seus profetas para orientarem e exortarem seu povo.


A promessa do Messias

Israel, em suas inúmeras profecias, sabia que em algum tempo Deus enviaria o Messias para o libertarem de seus inimigos e governar com justiça. Mas podemos contemplar através dos acontecimentos descrito na biblia que os judeus não reconheceram Jesus como o Cristo.

Na visão dos judeus Jesus não era o Messias tão esperado, pois a grande maioria atentaram mais para sua aparência e graça do que com suas virtudes.

Jesus era um homem diferente dos religiosos da época, Jesus se unia ao povo pobre e necessitado levando a palavra do reino de Deus e sua justiça, comia com pecadores e em todo momento ensinava sobre o amor ao próximo. Os fariseus não aprovavam esse tipo de união e nem a pobreza visual de cristo.

Então, como não conseguiam vencer Jesus com palavras, alem do fato de, Jesus os acusarem de condutores cegos, os fariseus buscavam ocasião para o matar.


A morte de Cristo, plano de Deus

Contudo, Jesus foi entregue aos homens para o matarem, mas tudo isto não passava de um plano de Deus orquestrado por ele desde a fundação do mundo, o qual dizia que, o sangue de Jesus derramado lavaria muitos de seus pecados, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas que tenha a vida eterna.

No principio foi dito que o sacrifício de animais expiava o pecado do povo, agora este sangue de animal foi substituído pelo sangue do Filho de Deus, o qual se despiu de sua gloria e se entregou.

Assim todo homem, seja rico ou pobre, judeu ou grego, podem em cristo ter acesso a Deus. Antes este acesso era restrito aos profetas e sacerdotes, mas agora esta disponível ate ao menor de todos os homens. Jesus rasgou o véu que representava a separação do sacerdote e o santo dos santos.


Jesus ressuscita Envia seus discípulos

Depois do terceiro dia Jesus ressuscita dentre os mortos, e antes de ir assulto aos céus, ordena que seus discípulos vão por todo mundo pregando o evangelho da salvação, para que todo aquele que crê em Jesus tenha a vida eterna, perdão de seus pecados.


A igreja

Assim for formada a igreja, o povo que se reúne em prol da mesma fe em cristo Jesus, vivendo seus mandamentos e ordenanças. Vivendo o amor em meio a tempos de muito trabalho e perseguição, sabendo que sua missão é cumprir a vontade de Deus, iluminando o mundo com a Palavra do evangelho e trazendo muito a luz.









Comentários